Espetáculos

Sinopse

Uma experiência de imersão em dança a partir do uso de estímulos táteis, de uma instalação sonora e da interação com bailarinos e bailarinas. Um espetáculo que encara a questão da acessibilidade do espetáculo às pessoas com deficiência visual como estímulo criativo, e não como tradução. Tandan tem inspiração nas obras de Helio Oiticica e Lygia Clark, com suas provocações do ato de perceber as artes visuais numa apreciação sensorial mais ampla da obra. O espetáculo é dedicado ao público infantil, especialmente às crianças dos 5 aos 9 anos, e cada criança terá uma experiência individual de 6 minutos.

Gênero: dança para crianças
Classificação: livre
Duração: 2 horas (15 a 20 sessões de 6 minutos)

 

Grupo

CIA. ETC.

Recife (PE)

Com 18 anos de atividades constantes, a Cia. Etc. mantém um trabalho na vertente das artes contemporâneas, a partir de diversas configurações da dança (espetáculos, intervenções urbanas, videodanças e audiodanças). A companhia mantém também canais com o acompanhamento de seus processos criativos e bastidores, como a Rádio Etc. (podcast), a TV Etc. (videodocumentários), além de publicações com resultados de suas pesquisas (livro e portfólios).

 

Ficha Técnica

Direção: Marcelo Sena
Assistência de direção: Jorge de Paula
Criação: Elis Costa, Marcelo Sena e Renata Vieira
Dança: Elis Costa, Filipe Marcena, Iara Campos e Marcelo Sena
Pesquisa: Bruno Amorim, Elis Costa, Filipe Marcena, Jorge de Paula, Marcelo Sena e Renata Vieira
Figurinos e cenário: Marcondes Lima
Costura de figurinos: Maria Lima
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Consultoria em acessibilidade comunicacional: Andreza Nóbrega
Preparação de elenco: Arilson Lopes
Fotografia: Arthur Reis
Design: Bruno Amorim
Realização e produção: Cia. Etc
 

 

Pensamento Giratório

Ocupando o mundo com dança


Um espaço para discutir como continuar criando, pesquisando, se apresentando e se refazendo em meio a tantas intempéries trazidas pelo tempo, pela convivência a longo prazo, pela lida com a arte no Brasil. Refletir sobre uma estrada de 18 anos de uma companhia de dança que trabalha nas interseções da dança com a música, o cinema, a performance, as artes visuais e a internet enquanto plataforma.
 

Oficinas

Dançando no escuro

Esta oficina é um dos resultados da pesquisa “Corpo Lúdico: O fazer-dizer da dança no universo infantil”, desenvolvida pela Cia. Etc. O objetivo é investigar o jogo e o lúdico sem o uso da visão e, a partir das experiências corporais, encontrar diferentes modos de criar, perceber e entender a dança de cada participante.

Público-alvo: público geral, preferencialmente pessoas com deficiência visual
Carga horária: 8 horas
Ministrante: Elis Costa, Filipe Marcena, Iara Campos e Marcelo Sena
Número máximo de participantes: 15 pessoas

Oficina superficial

Nesta oficina, os criadores de Os superficiais compartilham alguns dos processos criativos utilizados para desenvolver diferentes corporalidades relacionadas ao espetáculo. Partindo das memórias pessoais de cada participante, a oficina utiliza o caos e a fragmentação de estados corporais para refletir sobre as interferências de diferentes fontes que experimentamos todos os dias.
Público-alvo: público geral
Carga horária: 8 horas
Ministrante: Elis Costa, Filipe Marcena, Iara Campos e Marcelo Sena
Número máximo de participantes: 15 pessoas
 

 

Espetáculo de Repertório

Os superficiais

Este espetáculo propõe um jogo ou uma brincadeira que aposta na tão recorrente exposição pessoal, na cópia compartilhada como original, na velocidade e volume da informação, na superficialidade do conteúdo, na interrupção das ações e na dificuldade de manter um só foco de atenção. A lógica de um tempo linear tem encontrado cada vez menos espaço nas experiências pessoais, influenciando, inclusive, a nossa maneira de construir e salvaguardar nossa memória. Os superficiais aproveita isso, para misturar, interromper, catar vestígios das memórias, juntar destroços e espalhar confetes em cima disso tudo que compõe nossas vidas.

Gênero: dança
Classificação etária: livre
Duração: 1 hora

Ficha Técnica:

Dança: Elis Costa, Filipe Marcena, Iara Campos e Marcelo Sena
Direção e trilha sonora: Marcelo Sena
Criação: Elis Costa, José W Junior, Marcelo Sena e Renata Vieira
Figurinos: Marcondes Lima
Costura de figurino: Maria Lima
Adereços: Alcio Lins e Cecita Maria
Cenografia: Cia. Etc
Consultoria musical: Caio Lima
Design gráfico: Raul Kawamura
Videodocumentário: Filipe Marcena
Fotografias: Arthur Reis
Realização e produção: Cia. Etc